Segmentos

Ensino Fundamental II

Como são as aulas?

A construção do Currículo do Ensino Fundamental II da Escola Domingos Sávio está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como um dos princípios a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem e com as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo é levar o aluno a ser capaz de utilizar saberes adquiridos para dar contar do seu dia-a-dia, respeitando os princípios universais como a ética, os direitos humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental, tendo uma função formativa, educativa e cultural.

d

Componentes da Educação

Feira Global do Conhecimento

Realizada no último trimestre, a Feira Global do Conhecimento busca trabalhar as diferentes competências do aluno, estimulando as habilidades pessoais, colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Os alunos do 9º ano desenvolvem pesquisas e atividades em torno de temas culturais, geográficas e artísticos, por meio da culinária típica, personagens, exposições de objetos, danças, músicas, vídeos, fotos e pinturas.

i

Rodas de leitura

Ler como fonte de prazer é fundamental, para isso é realizado um trabalho diferenciado nas aulas de Leitura e Produção Textual (LPT), por meio das Rodas de Leitura, que muito contribuem para despertar o gosto pela atividade literária e o desenvolvimento da capacidade de análise crítica das obras lidas, que são escolhidas pelos alunos sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa por meio de atividades diferenciadas como dramatização, desenhos e caricaturas.

l

Simulados

A cada trismestre letivo, os alunos realizam simulados com questões objetivas para avaliar o desempenho, identificar as habilidades desenvolvidas e treinar as questões de concurso, preparando-os para prestar exames de ingresso nas suas diversas áreas. Os simulados auxiliam os professores a organizar estratégias pedagógicas para trabalhar o que ainda não foi alcançado.

Excursões culturais

Associando conhecimento, aprendizagem e diversão, são planejadas ao longo dos trimestres, excursões pedagógicas a uma série de locais e eventos, que proporcionam aos alunos, vivenciarem realidades e situações diversificadas como visitas a Centros Culturais, Museus, Planetário e Teatros.

Minifeira de ciências

Os alunos do 6º ano, no segundo semestre letivo, sob a orientação do professor, realizam a Minifeira de Ciências, apresentando os experimentos à comunidade escolar. Essas atividades de experimentação são fundamentais para internalizar os conceitos estudados, incentivar a criatividade e a troca de informações.

Gincana esportiva

A Gincana Esportiva mobiliza e promove a integração de toda a comunidade escolar. A competição como atitude positiva e enriquecedora da formação do indivíduo e estimuladora com a realização de jogos das principais modalidades esportivas assim como a realização de atividades recreativas, culturais e solidárias.