Moup

“As aulas são ministradas com a finalidade de possibilitar o aprimoramento como pessoa humana e ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.”

Ensino Médio

 

Como são as aulas?

Etapa final da Educação Básica, as aulas são ministradas com a finalidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o aprofundamento dos estudos, o aprimoramento como pessoa humana e ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática.

Horários

1º Ano

Turno da manhã

Horários de entrada

  • 08:40 em dois dias da semana
  • 07:50 em dois dias da semana
  • 07:00 em um dia da semana

Horários de saída

  • 12:20 em um dia da semana.
  • 13:10 em quatro dias da semana.
Turno da tarde
  • Quartas-feiras das 14:30 às 18:00

2º Ano

Turno da manhã

Horários de entrada

  • 08:40 em dois dias da semana
  • 07:50 em dois dias da semana
  • 07:00 em um dia da semana

Horários de saída

  • 12:20 em dois dia da semana.
  • 13:10 em três dias da semana.
Turno da tarde
  • Terças e quintas-feira das 14:30 às 18:00

3º Ano

Turno da manhã

Horários de entrada

  • 08:40 em quatro dias da semana
  • 07:00 em um dia da semana

Horários de saída

  • 12:20 em três dia da semana.
  • 13:10 em dois dias da semana.
Turno da tarde
  • Terças, quartas e quintas-feira das 14:30 às 18:00

Projeto Enem

Os alunos das turmas do 3º ano fazem parte do Projeto Enem. O projeto envolve (1) conteúdos direcionados e cinco simulados ENEM com acompanhamento de performance, (2) quatro sessões individualizadas com a coordenadora de engajamento ao longo do ano, (3) plano de estudos personalizados e (4) listas de exercícios no Moup com desempenho detalhado em tempo real.

Simulados

Os alunos de 1º e 2º anos do ensino médio realizam três simulados completos do Enem por ano. Os alunos do 3º ano realizam cinco simulados do Enem por ano.

Utilização de tecnologias no processo de aprendizagem

Alunos do 1º, 2º e 3º anos utilizam, na rotina de aulas, a plataforma Moup de diagnóstico de aprendizagem e outras tecnologias como o Qmágico e o Descomplica no processo de aprendizagem. Saiba mais sobre o Moup na Escola Domingos Sávio.

Aulas de intervenções pedagógicas inteligentes

Através da parceria com o Moup, tornou-se possível identificar pontos fortes e fracos de cada aluno na rotina de aulas. O relatório de desempenho detalhado gerado pela solução tecnológica auxilia o professor na aplicação de intervenções pedagógicas individualizadas e em tempo real.

Planos de estudo personalizado

Alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio possuem auxílio periódico para a criação de trajetórias e planos de estudos personalizados com base em seus objetivos pessoais.

Projeto Admissão em Universidades Norte-Americanas (NOVO)

Os alunos de 1º e 2º anos estão elegíveis a participar dos workshops “Desmistificando o Processo de Admissão em Universidades dos Estados Unidos“. Os workshops são promovidos no 2º semestre do ano letivo. 

Os alunos que participarem dos workshops se tornam elegíveis para a Oficina SAT no ano subsequente, que acontece durante 14 semanas no 1º semestre do ano letivo. A Oficina é um preparatório para o SAT, que é um exame educacional padronizado (vestibular) nos Estados Unidos aplicado a estudantes do ensino médio, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas.

Projeto Eletivas (NOVO)

Os alunos de 1º e 2º ano estão elegíveis para o curso de Design Thinking no 1º semestre do ano letivo e Economia no 2º semestre do ano letivo. Ao longo de 16 semanas no curso de Design Thinking, os alunos vão estudar inovação por design para desenvolverem projetos de impacto social, ambiental e em negócios (empreendedorismo). Durante as 15 semanas do curso de Economia, os alunos vão aprofundar a aprendizagem em fenômenos macroeconômicos e microeconômicos para entender o dinamismo da Economia contemporânea e como as variáveis reais e especulativas podem impactar a comunidade e as famílias.  

Projeto Eu No Futuro

Profissionais bem sucedidos de diferentes áreas fazem videoconferências diretamente do local de trabalho aos alunos, contando um pouco dos desafios e experiências vivenciadas em sua carreira e mostrando como funciona o dia a dia operacional de sua profissão.

Horário de entrada do Ensino Médio (NOVO)

Visando prover o melhor ambiente e melhorar a qualidade das aulas para os alunos, com apoio da equipe pedagógica e professores, com embasamento em estudos recentes na área da Educação e pesquisas feitas com nossos alunos, buscamos realizar duas inovações na grade horária de 2020: (1) novos horários de entrada e (2) grade horária em blocos.

1. Novos Horários de Entrada
Estudos recentes como o artigo Sincronizando a Educação com a Biologia do Adolescente: Deixe os Adolescentes Dormirem, Comece a Escola mais Tarde (2016) escrito por Paul Kelley e colegas e publicado com apoio da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Departamento Clínico de Neurociência da Universidade de Oxford, levantam evidências de que, em média, os alunos de ensino médio possuem um déficit diário de aproximadamente 3 horas de sono. O estudo feito por Eaton e colegas (2011) em milhares de escolas pelo mundo constataram que aproximadamente 70% dos adolescentes não dormem o suficiente nos dias de semana. Essas estatísticas, levam em consideração a incompatibilidade do metabolismo do adolescente com o horário de entrada tão cedo na escola. Segundo recomendação da Fundação Norte Americana do Sono (2015) e do livro Sobrecarregados e Despreparados (2015) publicado pela Challenge Success (consultoria educacional sediada na Universidade Stanford), os alunos de ensino médio precisam de 8 a 10 horas de sono diário e enfatizam a relação do sono do adolescente com a aprendizagem, memória, autocontrole emocional, e bem-estar físico. Em novembro de 2019, aplicamos uma pesquisa com os nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa sobre as horas de sono nos dias semana mostraram que aproximadamente 86% dos alunos do 1º ano e 70% dos alunos do 9º ano dormem menos que a recomendação mencionada acima.

Buscando prover o melhor ambiente, melhorar o bem-estar e potencializar a aprendizagem de nossos alunos, definimos alterações nos horários de entrada das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A partir de 2020, em vez do tradicional horário de entrada todos os dias às 07h da manhã, os alunos passarão a entrar às 08h40 em dois dias da semana, às 07h50 em dois dias da semana e às 07h em apenas um dia da semana.

Adicionalmente, a fim de promover um alinhamento de engajamento e ritmo com o nosso modelo de 3º ano do Ensino Médio (que possui três dias de aulas no turno da tarde), as turmas do 1º ano passam a ter um dia de aula no turno da tarde às quartas-feiras das 14h30 às 18h e as turmas do 2º ano passam a ter aulas em dois dias de aulas no turno da tarde às terças e quintas-feiras das 14h30 às 18h.

2. Grade Horária em Blocos
Conforme recomendações do Challenge Success e do relatório (2005) da Comissão Norte Americana de Educação (NECTL), blocos com tempo de aula entre 90 e 150 minutos (em vez de 50 minutos) mostram resultados positivos tanto no engajamento dos alunos quanto em melhores condições para os professores executarem seus planos de aula. Os blocos permitem que os professores possam proporcionar (1) discussões mais extensas e profundas, (2) aulas mais ativas, incluindo desenvolvimento de projetos em sala, uso de laboratórios e de tecnologias emergentes (3) mais oportunidade para os alunos refletirem o que foi aprendido, (4) mais oportunidade para momentos de colaboração entre alunos e professores e (5) menos interrupções nas atividades propostas.

Visando o alinhamento com boas práticas internacionais, qualquer disciplina da matriz curricular que possua mais de um tempo de aula (50 minutos), preferencialmente, passará a ter dois ou três tempos de 50 minutos sequenciais.