Prezados Responsáveis,

Visando prover o melhor ambiente e melhorar a qualidade das aulas para os alunos, com apoio da equipe pedagógica e professores, com embasamento em estudos recentes na área da Educação e pesquisas feitas com nossos alunos, buscamos realizar duas inovações na grade horária do ensino médio em 2020: (1) novos horários de entrada e (2) grade horária em blocos.
 
1. Novos Horários de Entrada
Estudos recentes como o artigo Sincronizando a Educação com a Biologia do Adolescente: Deixe os Adolescentes Dormirem, Comece a Escola mais Tarde (2016) escrito por Paul Kelley e colegas e publicado com apoio da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Departamento Clínico de Neurociência da Universidade de Oxford, levantam evidências de que, em média, os alunos de ensino médio possuem um déficit diário de aproximadamente 3 horas de sono. O estudo feito por Eaton e colegas (2011) em milhares de escolas pelo mundo constataram que aproximadamente 70% dos adolescentes não dormem o suficiente nos dias de semana. Essas estatísticas, levam em consideração a incompatibilidade do metabolismo do adolescente com o horário de entrada tão cedo na escola. Segundo recomendação da Fundação Norte Americana do Sono (2015) e do livro Sobrecarregados e Despreparados (2015) publicado pela Challenge Success (consultoria educacional sediada na Universidade Stanford), os alunos de ensino médio precisam de 8 a 10 horas de sono diário e enfatizam a relação do sono do adolescente com a aprendizagem, memória, autocontrole emocional, e bem-estar físico. Em novembro de 2019, aplicamos uma pesquisa com os nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa sobre as horas de sono nos dias semana mostraram que aproximadamente 86% dos alunos do 1º ano e 70% dos alunos do 9º ano dormem menos que a recomendação mencionada acima. 
 
Buscando prover o melhor ambiente, melhorar o bem-estar e potencializar a aprendizagem de nossos alunos, definimos alterações nos horários de entrada das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A partir de 2020, em vez do tradicional horário de entrada todos os dias às 07h da manhã, os alunos passarão a entrar às 08h40 em dois dias da semana, às 07h50 em dois dias da semana e às 07h em apenas um dia da semana.

Adicionalmente, a fim de promover um alinhamento de engajamento e ritmo com o nosso modelo de 3º ano do Ensino Médio (que possui três dias de aulas no turno da tarde), as turmas do 1º ano passam a ter um dia de aula no turno da tarde às quartas-feiras das 14h30 às 18h e as turmas do 2º ano passam a ter aulas em dois dias de aulas no turno da tarde às terças e quintas-feiras das 14h30 às 18h.

2. Grade Horária em Blocos
Conforme recomendações do Challenge Success e do relatório (2005) da Comissão Norte Americana de Educação (NECTL), blocos com tempo de aula entre 90 e 150 minutos (em vez de 50 minutos) mostram resultados positivos tanto no engajamento dos alunos quanto em melhores condições para os professores executarem seus planos de aula. Os blocos permitem que os professores possam proporcionar (1) discussões mais extensas e profundas, (2) aulas mais ativas, incluindo desenvolvimento de projetos em sala, uso de laboratórios e de tecnologias emergentes (3) mais oportunidade para os alunos refletirem o que foi aprendido, (4) mais oportunidade para momentos de colaboração entre alunos e professores e (5) menos interrupções nas atividades propostas. 
 
Visando o alinhamento com boas práticas internacionais, qualquer disciplina da matriz curricular que possua mais de um tempo de aula (de 50 minutos), passará a ter, preferencialmente, dois ou três tempos sequenciais.
 
Para acessar a grade horária do Ensino Médio, basta clicar em grade horária 2020 (ensino médio).