Segmentos

1º Ano do Ensino Médio

Como são as aulas?

A Escola Domingos Sávio implantou o Novo Ensino Médio em 2021, conforme preconiza a legislação em vigor, visando assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.

arranjo curricular

O Currículo do Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e por Itinerários Formativos, organizados por diferentes arranjos  curriculares.

• Formação Geral Básica – são aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular, que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Itinerários Formativos – são caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos alunos.
d

Disciplinas de Itinerários Formativos do 1º Ano

O aluno cursa duas disciplinas de Itinerários Formativos obrigatórios (Oficina de Textos e Projeto de Vida) e escolhe duas eletivas dentre as demais oferecidas.

j

Oficina de Textos

A oficina de textos promove o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico, do protagonismo, da ação consciente e da identidade por meio de atividades de fruição e criação discursiva, envolvendo linguagens artísticas, corporais, verbais, multissemióticas e digitais. Nesta disciplina, as produções de diferentes gêneros textuais permitirão que o aluno se reconheça como ser social que interage em diferentes campos de participação em sociedade.

Projeto de Vida

Projeto de Vida sugere alinhamento do autoconhecimento à elaboração de um propósito. Auxilia na trajetória de vida pessoal e acadêmica com autonomia e protagonismo através de experimentação de compartilhamento de espaços, baseados na convivência e no reconhecimento no outro.

Cabo Frio: As Amenidades Naturais como Suporte Socioeconômico

Cabo Frio possui um grande potencial turístico, tanto histórico-cultural, quanto físico-natural. Sabendo disso, a eletiva vem estudar a importância de entendermos melhor as potencialidades de Cabo Frio, buscando aproveitar o melhor que esse município pode proporcionar num viés tão importante para a sua economia, com isso estudar aspectos do planejamento e da gestão pública, fazendo com que ocorra o engajamento da comunidade na construção de um turismo consciente e sustentável.

Espanhol

Este curso pretende aproximar o aluno à língua espanhola através de imersão cultural aos mais de vinte países que possuem o idioma espanhol como língua oficial, também será utilizado conteúdo gramatical, além de resoluções de questões de vestibulares, como o ENEM.

Introdução ao Desenvolvimento Web

Ao compreender os princípios do desenvolvimento Web, o aluno terá a oportunidade de ter seu primeiro contato com os conceitos utilizados em sistemas para a internet, tanto pela ótica da construção visual de páginas de sites quanto pelo desenvolvimento de códigos e scripts que proporcionam as funcionalidades que são utilizadas cotidianamente.

Leis de Newton e Transformações Energéticas

Os alunos aprendem os comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais a partir de situações problema, pesquisa, investigação e discussão.

Ecologia sob Análise de Políticas Públicas na Região

Esse projeto se propõe a discutir a educação ambiental na escola, conscientizando da necessidade de proteção do meio ambiente, pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas de sua destruição. O objetivo principal é desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza levando à diminuição da degradação ambiental, promovendo melhorias da qualidade de vida e reduzindo a pressão sobre os recursos ambientais.

Uso dos Jogos Teatrais no Desenvolvimento Pessoal

Os jogos teatrais não são uma forma de passatempo do currículo, mas sim complementos para a aprendizagem escolar, ampliando a consciência de problemas e ideias e auxiliando no desenvolvimento intelectual dos alunos. O itinerário formativo trabalha a habilidades de comunicação por meio do discurso, da escrita e de formas não verbais. São fontes de energia que ajudam os alunos a aprimorarem habilidades de concentração, resolução de problemas e interação em grupo.