Segmentos

Ensino Fundamental I

Como são as aulas?

Todo ser racional possui uma habilidade nata para a aprendizagem, típica de sua interação com o meio e com potencial para se transformar em conhecimento científico. Para isso, aulas dinâmicas são planejadas e ministradas pelos professores das respectivas turmas, apresentando teorias e conceitos sobre a orientação da supervisão, a fim de proporcionar a transformação das informações adquiridas no cotidiano em conhecimentos formais, tendo como base o material didático do Sistema de Ensino, Lousas interativas e os recursos tecnológicos de Plataformas Educacionais.

d

Componentes da Educação

Leitores do mês

Os alunos são estimulados à leitura por meio do livre acesso à biblioteca da escola e a cada livro lido realizam um fichamento contendo os principais dados da obra. Ao final do trimestre acontece a divulgação e a premiação dos alunos que leram o maior número de livros em cada turma.

w

Livro Paradidático

Atividade dirigida pelo professor que pede a aquisição de livros no transcorrer do ano letivo. A leitura deles ocorre em vários momentos das aulas e em várias formas: rodas de leitura no pátio, em duplas, individuais e coletivas em sala. A interpretação pode acontecer desde registros em caderno até dramatizações. Ao final da leitura, o aluno poderá realizar uma atividade avaliativa sobre a obra lida.

Projetos Interdisciplinares

Projetos diversificados nas áreas humanas, cientificas, artesanais e de empreendedorismo. Os projetos são escolhidos por temas da atualidade trazidos pelos alunos ou de acordo com conteúdos estudados. Geralmente são abertos à visitação dos familiares e possuem como complemento e culminância o Contart (musical que realiza a releitura de uma obra existente ou cria uma de autoria da turma), apresentado no Teatro da escola.

Valores Humanos

Uma das maiores funções da escola é contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e reflexivos sobre sua conduta que deve ser pautada em valores sólidos, como ética, respeito e justiça. As ações empregadas neste segmento sempre são regidas por medidas sócio pedagógicas que levam o aluno a repensar seu comportamento em relação ao outro. Projetos, palestras e conversas individuais ou com as famílias, acontecem sempre que necessário.

Atividades Extracurriculares

A proposta de trabalho envolve compromisso, com todos os profissionais habilitados e prontos para estimular a autoestima, concentração, controle e socialização. Acreditamos que atividades esportivas, tecnológicas e culturais, além de proporcionarem todas as condições acima, são essenciais para uma vida saudável e equilibrada. As aulas tanto são oferecidas aos alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental e são realizadas após o turno de aulas, a partir das 17:15.

Aulas Passeio

Realizadas duas vezes ao ano, com ida ao Sítio da escola, tem como principais objetivos enriquecer temas relacionados às Ciências da Natureza e proporcionar o convívio com os elementos naturais.