(22) 2643-1409

ÁREA DO RESPONSÁVEL E DO ALUNO

Segmentos

1º Ano do Ensino Médio

Como são as aulas?

A Escola Domingos Sávio implantou o Novo Ensino Médio em 2021, conforme preconiza a legislação em vigor, visando assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.

arranjo curricular

O Currículo do Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e por Itinerários Formativos, organizados por diferentes arranjos  curriculares.

  • Formação Geral Básica – são aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular, que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Itinerários Formativos – são caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos alunos.
d

Disciplinas de Itinerários Formativos do 1º Ano

O aluno cursa duas disciplinas de Itinerários Formativos obrigatórios (Oficina de Textos e Projeto de Vida) e escolhe duas eletivas dentre as demais oferecidas.

j

Oficina de Textos

A oficina de textos promove o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico, do protagonismo, da ação consciente e da identidade por meio de atividades de fruição e criação discursiva, envolvendo linguagens artísticas, corporais, verbais, multissemióticas e digitais. Nesta disciplina, as produções de diferentes gêneros textuais permitirão que o aluno se reconheça como ser social que interage em diferentes campos de participação em sociedade.

Projeto de Vida

Projeto de Vida sugere alinhamento do autoconhecimento à elaboração de um propósito. Auxilia na trajetória de vida pessoal e acadêmica com autonomia e protagonismo através de experimentação de compartilhamento de espaços, baseados na convivência e no reconhecimento no outro.

Cabo Frio: As Amenidades Naturais como Suporte Socioeconômico

Cabo Frio possui um grande potencial turístico, tanto histórico-cultural, quanto físico-natural. Sabendo disso, a eletiva vem estudar a importância de entendermos melhor as potencialidades de Cabo Frio, buscando aproveitar o melhor que esse município pode proporcionar num viés tão importante para a sua economia, com isso estudar aspectos do planejamento e da gestão pública, fazendo com que ocorra o engajamento da comunidade na construção de um turismo consciente e sustentável.

Design Thinking

Os alunos aprendem e realizam inovação por design para impacto social, ambiental e em negócios (empreendedorismo). Junto a cinco parceiros institucionais em contextos fora da escola, os alunos trabalham no desenvolvimento de um projeto que percorre cinco ciclos do processo de inovação. Ao final do curso, cada grupo realiza a entrega de um produto ou serviço capaz de mitigar ou resolver um problema real de forma a agregar valor aos parceiros.

Introdução ao Desenvolvimento Web

Ao compreender os princípios do desenvolvimento Web, o aluno terá a oportunidade de ter seu primeiro contato com os conceitos utilizados em sistemas para a internet, tanto pela ótica da construção visual de páginas de sites quanto pelo desenvolvimento de códigos e scripts que proporcionam as funcionalidades que são utilizadas cotidianamente.

Leis de Newton e Transformações Energéticas

Os alunos aprendem os comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais a partir de situações problema, pesquisa, investigação e discussão.

Study Abroad: Oficina SAT

A Oficina SAT é um preparatório para o vestibular norte-americano SAT, o qual é um dos requisitos do processo de candidatura para a graduação na grande maioria das universidades dos Estados Unidos. Além da preparação para o SAT, os alunos desmistificam outros componentes do processo de admissão.

Uso dos Jogos Teatrais no Desenvolvimento Pessoal

Os jogos teatrais não são uma forma de passatempo do currículo, mas sim complementos para a aprendizagem escolar, ampliando a consciência de problemas e ideias e auxiliando no desenvolvimento intelectual dos alunos. O itinerário formativo trabalha a habilidades de comunicação por meio do discurso, da escrita e de formas não verbais. São fontes de energia que ajudam os alunos a aprimorarem habilidades de concentração, resolução de problemas e interação em grupo.