Segmentos

3º Ano do Ensino Médio

Como são as aulas?

Na etapa final da Ensino Médio, as aulas são ministradas com a finalidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, possibilitando o aprofundamento dos estudos, o aprimoramento como pessoa humana e ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática.

arranjo curricular

O Currículo do Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e por Itinerários Formativos, organizados por diferentes arranjos  curriculares.

• Formação Geral Básica – são aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular, que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Itinerários Formativos – são caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos alunos. No 3º ano do Ensino Médio, eles estão divididos por grupos de aprofundamento para a preparação do ENEM.
d

Componentes da Educação

R

Projeto Enem

Os alunos das turmas do 3º ano fazem parte do Projeto Enem. O projeto envolve metodologias ativas como sala de aula invertida, com os conteúdos mais esperados no ENEM, cinco simulados ENEM com acompanhamento de performance, quatro sessões individualizadas com a coordenação de engajamento ao longo do ano, plano de estudos personalizados e acompanhamento do desempenho detalhado na rotina de aulas em tempo real com uso da tecnologia Moup.

Aulas de intervenções pedagógicas inteligentes

Através da parceria com o Moup, tornou-se possível identificar pontos fortes e fracos de cada aluno na rotina de aulas. O relatório de desempenho detalhado gerado pela solução tecnológica auxilia o professor na aplicação de intervenções pedagógicas individualizadas e em tempo real.

Projeto Eu No Futuro

Profissionais bem sucedidos de diferentes áreas vêm até a escola conversar com os alunos, contando um pouco dos desafios e experiências vivenciadas em suas carreiras e mostrando como funciona o dia a dia de sua profissão.

Planos de estudo personalizado

Alunos do 3º ano do Ensino Médio possuem auxílio periódico para a criação de trajetórias e planos de estudos personalizados com base em seus objetivos pessoais.

d

Disciplinas de Itinerários Formativos do 3º Ano

O aluno cursa três disciplinas de Itinerários Formativos obrigatórios (Oficina de Textos,  Projeto de Vida e Matemática) e escolhe duas áreas do conhecimento disponíveis para aprofundamento visando o ENEM.

j

Oficina de Textos

A oficina de textos promove o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico, do protagonismo, da ação consciente e da identidade por meio de atividades de fruição e criação discursiva, envolvendo linguagens artísticas, corporais, verbais, multissemióticas e digitais. Nesta disciplina, as produções de diferentes gêneros textuais permitirão que o aluno se reconheça como ser social que interage em diferentes campos de participação em sociedade.

Projeto de Vida

Projeto de Vida sugere alinhamento do autoconhecimento à elaboração de um propósito. Auxilia na trajetória de vida pessoal e acadêmica com autonomia e protagonismo através de experimentação de compartilhamento de espaços, baseados na convivência e no reconhecimento no outro.

Matemática

Ciências Humanas + Ciências da Natureza

História, Geografia, Biologia, Física e Química.

Ciências Humanas + Linguagem

História, Geografia, Literatura brasileira, Redação, Artes e Inglês